sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

APRENDIZAGENS FUNCIONAIS


                            
Aprendizagens funcionais são aquelas em que se aprende fazendo e que são úteis para o nosso desenvolvimento pessoal, autonomia e bem-estar.
A Cozinha Pedagógica Inclusiva destina-se aos alunos com Necessidades Educativas Especiais de caráter permanente com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos que frequentam o ensino básico na Escola Professor Galopim de Carvalho. Pretendemos que os jovens se tornem autónomos e possam, em possíveis situações de auto-gestão, confecionar a sua própria alimentação. Também colaboram e produzem produtos culinários para consumo e venda.
Oferecemos as condições de segurança necessárias para o desenvolvimento de um trabalho adequado para todos os alunos, numa perspetiva de motivação e envolvimento, uma vez que para alguns jovens é a primeira vez que experimentam utilizar os utensílios de cozinha e os próprios alimentos.
Temos sempre como base a preocupação de organizar o espaço por áreas de tarefas distintas, de forma a incutir hábitos de higiene e segurança (ex: área de higiene – lava‐mãos, área da preparação de alimentos – copa limpa, área de depósito de lixo e lavagem de loiças ‐ copa suja, área de fardamento, área de armazenamento de víveres), numa perspetiva funcional e familiar mas também pré profissional para alguns dos nossos alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário